top of page

Training

Bruno Varoli

Personal Trainer e Massoterapeuta

 

  • Graduado na Universidade Estadual de Londrina, no curso de Esporte.

  • Massoterapeuta graduado pelo IBRATE (Instituto Brasileiro de terapeutas).

  • Especializado em Bandagens Terapêuticas pelo IBRAQUI (Instituto Brasileiro de Quiropraxia).

Bacharel em Esporte



 

O curso situa-se no domínio do Esporte, tomado este no seu sentido abrangente e plural, enquanto atividade preponderantemente orientada para o desenvolvimento e aperfeiçoamento corporal das pessoas, enquanto prática com diferenciação de acentuações e intencionalidades nos domínios da Educação e formação institucionais, do rendimento esportivo, da recreação e do lazer, das políticas públicas, da reeducação, adaptação e reabilitação.

Boa parte do currículo é ocupada com aulas práticas sobre técnicas e regras das diversas modalidades esportivas. Há também biologia, psicologia, administração, economia, treinamento, sociologia, legislação e medicina esportiva, entre outras disciplinas.

Nos últimos anos, o bacharel em Esporte tem encontrado boas oportunidades de trabalho. Isso se deve, em parte, ao fato de o Brasil ter sediado importantes competições esportivas internacionais, como os Jogos Pan-Americanos, realizados no Rio de Janeiro, em 2007, e estar próximo a sediar a Copa do Mundo de futebol em 2014 e as Olimpíadas em 2016, o que estimula a população a buscar uma prática esportiva. Os especialistas em iniciação esportiva, treinamento e condicionamento físico encontram um mercado fértil em escolinhas de esporte infantil, clubes e academias, além de confederações desportivas. Eles são requisitados para atuar na parte técnica e tática, na preparação física e na organização e promoção de eventos, como campeonatos, torneios e festivais. Também são contratados como personal trainers para dar aulas particulares. Os fabricantes e distribuidores de materiais esportivos procuram o profissional com conhecimentos de administração e marketing. Há vagas, ainda, no segmento de turismo, no qual o bacharel exerce atividades como orientador esportivo em hotéis e resorts. Os postos de trabalho estão concentrados no Sul e Sudeste, onde há maior número de atletas, mas há demanda em todo o país.

Locais de atuação:

  • Clubes (Clubes de futebol, basquete, vôlei, handebol, entre outros esportes).
  • Escolinhas de iniciação esportiva.
  • Em clubes profissionais, atuando como treinador.
  • Institutos que oferecem serviços especializados relacionados ao esporte (treinamento, orientação técnica e tática).
  • Secretaria de esportes de órgãos públicos.
  • Profissional autônomo na preparação individualizada de atletas.
  • Marketing Esportivo.
  • Consultoria Esportiva.
bottom of page